--> -->
No dia 13
de março, fizemos nossa primeira atividade de avaliação escrita do ano de 2014. A prova teve uma estrutura diferente. As
questões das disciplinas não estavam separadas em bloco. A prova foi construída
com um corpo único por meio do qual as disciplinas exploravam os mesmos textos.
Apresento, aqui, as questões de
Língua Portuguesa com as respectivas respostas.
QUESTÃO 09
( C ) O
professor Fernando nos conta em seu texto (o texto que abre esta avaliação) que
ele fez o ensino médio em uma escola do Rio de Janeiro. É correto afirmar que
os brasileiros nascidos e que vivem no Rio de Janeiro não usam a Língua
Portuguesa da mesma forma que a usamos aqui em Brasília. Esta diferença reforça
o conceito que estudamos em sala sobre a fala.
QUESTÃO 10
( C ) No
Aulão, os professores afirmaram que somos diferentes dos outros
seres vivos. Eles nascem "completos"
e, nós, aprendemos a ser
"gente". Os professores exploraram também o conceito: dor da incompletude. Pode-se
afirmar que esse conceito se refere aos nossos desejos e vontades. Por sermos seres de sociedade, nossas
linguagens são construídas e aprendidas, por isso a linguagem verbal é uma
necessidade que atende os nossos vontades e desejos.
QUESTÃO 11
( E ) No
texto "Nois mudemos", explorado no Aulão, fica evidente que a Língua
Portuguesa deve ser usada apenas de uma única forma e que a professora de Lúcio
agiu eticamente ao corrigir a sua fala na primeira aula.
QUESTÃO 42
Os textos
lidos antes do Aulão "As linguagens que constroem nossa linha do
tempo" nos convidaram a viajar por situações que vivemos em nosso dia a
dia. A história do Lúcio nos fez pensar: afinal, para que devemos estudar nossa
língua materna? Você se lembra que Lúcio disse à professora: "O que aconteceu? Ah! fessora! É mais
fácil dizê o que não aconteceu. Comi o
pão que o diabo amassô. E eta diabo bom de padaria! Fui garimpeiro, fui bóia
fria, um "gato" me arrecadou e levou num caminhão pruma fazenda no
meio da mata." Tudo porque no primeiro dia de aula disse "Nóis
mudemos". Analise os seguintes itens e marque alternativa errada.
( C ) Lúcio foi excluído das conquistas sociais
por não dominar o padrão da Língua Portuguesa escolhido como correto.
( C ) A fala de Lúcio em, “Eu sou ‘Nóis mudemo’,
lembra?” expõe a perda de sua identidade e a rotulação estipulada pelo grupo
social que levou em conta a forma como Lúcio utilizava a Língua Portuguesa e
não seus conhecimentos de vida.
( C )No
final do texto "Nóis mudemo" a professora afirma: " Pensei na minha sala de aula. Eu era uma
assassina a caminho da guilhotina. Hoje tenho raiva da gramática. Eu mudo, tu
mudas, ele muda, nós mudamos, mudamos, mudaamoos, mudaaamooos... Superusada,
mal usada, abusada, ela é uma guilhotina dentro da escola. A gramática faz gato
e sapato da língua materna, a língua que a criança aprendeu com seus pais e
irmãos e colegas – e se torna o terror dos alunos." Pode-se concluir
que a professora defende que o estudo da gramática nas escolas destrói a
espontaneidade do uso da Língua, e passa a ser um instrumento de exclusão e
controle social.
( E ) O
texto "Nóis mudemos" prova que devemos abolir a gramática normativa
da Língua Portuguesa. Afinal, a língua somente ganha vida quando é usada, quer
dizer, falada. Se temos várias falas possíveis, não há sentido termos uma
gramática que orienta o uso de uma fala padrão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário