"QUEM FALA UMA LÍNGUA SABE MUITO MAIS DO QUE APRENDEU" (CHOMSKY)


quinta-feira, 27 de março de 2014

Enfim, trabalho finalizado!


          Os alunos do 1º ano do CEMTN superaram, hoje,  o primeiro grande desafio da escola: a elaboração do trabalho LINHA DO TEMPO. Foram 25 dias de reflexões, análises, buscas históricas e, acima de tudo, foram dias que propiciaram uma volta ao passado e um diálogo com a família.

          O trabalho LINHA DO TEMPO apresenta a oportunidade de superar várias barreiras, de quebrar alguns maus costumes.
  
          Primeiramente,  deve-se  compreender que estudar exige compromisso. Não dá mais para fazer de conta que estudamos.  Não dá mais para adiar o aprendizado. Assim, a dinâmica do trabalho cobra do aluno garra e vontade de construir textos autênticos.  Encerra-se o ciclo  famoso do "copiar e colar" da internet.  

           A segunda barreira  a ser rompida diz respeito à necessidade de seguir as normas que orientam toda elaboração do trabalho. Entender que não basta fazer; é fundamental fazer excepcionalmente bem feito.

            O último obstáculo superado foi a busca pela história da própria vida que cada aluno realizou. Voltar ao passado, nem sempre, é uma tarefa tão fácil. Requer coragem reviver situações marcantes, tristes, que muitas vezes queremos ver escondidas.  Agradeço a coragem dos alunos que foram aos "passados" já vividos e resgataram inúmeras situações tristes, alegres, traumáticas com a visão de um cidadão que entende que refletir e compreender tudo o que vivemos abre possibilidades incríveis de planejar o futuro, quebrar ciclos, assumir a condução do próprio ônibus da história.

            Em nome de toda a equipe de professores que orientou o trabalho, preparou o Aulão e corrigiu mais de 1000 rascunhos apresentados nos últimos dias, agradeço a garra e determinação dos alunos que, hoje, entregaram o trabalho LINHA DO TEMPO. 

             Obrigado pelo voto de confiança. Continuem acreditando que estudar vale a pena e que a ESCOLA PÚBLICA deve ser de qualidade.

                Professor Cárlinton Alvarenga


       

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