TAREFA DE CASA
FAÇA APENAS QUANDO RECEBER ORIENTAÇÃO EM SALA DE AULA
NÍVEIS DA FALA – VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
FAÇA APENAS QUANDO RECEBER ORIENTAÇÃO EM SALA DE AULA
NÍVEIS DA FALA – VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Aqui no Brasil, é fácil percebermos como é diferente a maneira de se expressar dos trabalhadores da roça que
nunca foram à escola, das pessoas da cidade das camadas sociais mais
baixas, e a maneira de falar do grupo social que tem acesso a uma
educação de qualidade. Assim, quando um menino vem da roça e fala “eles
foi passeá”, a professora logo “corrige”: “eles foram passear”. As duas
formas, a do aluno e a da professora, são possibilidades de uso da nossa
língua materna que precisam ser respeitadas e não devem ser motivo de
exclusão e discriminação social. Tudo é uma questão de adequação.
Temos
um país de proporções continentais. Cada região tem seus costumes
próprios, suas lendas. O uso que os falantes, de cada região brasileira,
fazem da Língua Portuguesa mostra todo o conjunto cultural e histórico
que marca o lugar onde nasceram e vivem. Esses falares diferentes marcam
as falas coloquiais e regionais. Agora, é lógico que precisamos de uma forma padrão para se usar nossa língua materna: a fala culta. Já
pensou se não houvesse tal possibilidade? Como, de repente, um morador
de Manaus iria assistir ao Jornal Nacional que é produzido no Rio de
Janeiro? Neste momento de nossas discussões sobre língua e fala,
precisamos entender que uma forma de se usar a língua materna não exclui
as outras possibilidades.
Você,
então, pode perguntar: por que existe uma única forma que é considerada
culta e que é estudada nas escolas, cobrada nos vestibulares, nos
concursos públicos e nas relações formais?
A
resposta é simples. A sociedade escolhe, justamente, a linguagem do
grupo social mais poderoso, que tem melhores condições econômicas, que
vive melhor e que, por isso, acaba dominando os outros. Escolhe essa
possibilidade de uso da língua materna e acaba impondo-a aos outros
grupos sociais.
Assim,
a norma oficial, isto é, a fala culta que vocês estão aprendendo na
escola, não é a única correta. Nem os outros modos de falar estão
errados. Como citei antes neste texto, tudo depende da adequação.
Mas
é bom para você aprender a falar e a escrever de acordo com a fala
culta e socialmente preferida. Quando saírem da escola, vão precisar
dela para não serem barrados em empregos ou em outros grupos só por
causa do dialeto que vocês usam. Muitas vezes a sociedade avalia as
pessoas por meio da fala. Vocês
precisam dominar a fala culta, não somente para obter uma boa avaliação,
mas para saberem se estão sendo justa ou injustamente avaliados. O
domínio da nossa fala culta possibilita a compreensão da própria vida.
1)A sociedade é formada por um único grupo social? Explique.
2)Como nós podemos distinguir um grupo social do
outro?
3)Crie uma frase usada pelo
grupo dos jovens estudantes do ensino médio. Crie uma frase usada pelos
moradores da roça que nunca frequentaram a escola. O uso da Língua Portuguesa
feita pelos dois grupos é idêntico? Justifique.
4)Por que existe uma forma de se usar a Língua
Portuguesa que é mais aceita que as outras?
5) Todos os brasileiros têm
condições de frequentar boas escolas? Por quê? Como essa realidade interfere na
aprendizagem da modalidade de uso da Língua Portuguesa que é mais aceita
socialmente no Brasil?
6)A maneira como vocês usam a
Língua Portuguesa nas conversas das redes sociais na internet é errada?
Explique.
7)Por que é importante aprender
a fala culta?
8) Releia o texto “Nóis mudemos”
que está na apostila “Sociedade e
Linguagens”.
a) Por
que Lúcio foi excluído da escola?
b) Como isso afetou sua vida?
9) Ainda em relação ao texto
“Nóis mudemos”, responda:
a) Como a escola deveria ter lidado com a
FALA diferente de Lúcio?
b) A escola poderia ter
ajudado Lúcio a ter um futuro diferente do que foi apresentado no texto? Como?
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