"QUEM FALA UMA LÍNGUA SABE MUITO MAIS DO QUE APRENDEU" (CHOMSKY)


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

LINHA DO TEMPO 1ª PARTE


         Agora que tivemos nossas primeiras aulas já é possível ter a dimensão dos desafios que o aguardam no Ensino Médio, principalmente no 1º ano. As aulas são intensas e as cobranças intermináveis.

           Já nas primeiras aulas abrimos uma análise sobre a nossa incapacidade de vivermos sozinhos e sobre a importância das linguagens para a construção dos nossos grupos sociais. Não conseguimos viver isolados. Faz parte da nossa natureza humana: ter linguagens e viver em sociedade. Assim, pode-se concluir que nenhum fato de nossas vidas, por menor importância que possam ter tido, ocorreu sem a interferência das relações sociais. Pode-se chegar à seguinte combinação: somos seres de SOCIEDADE, DE LINGUAGENS E DE HISTÓRIA.

         Há uma trama histórica onde tudo se relaciona a tudo. Fazemos parte dessa trama. Que tal relembrar fatos marcantes de sua vida e descobrir que eles foram influenciados por situações históricas?
 
        Esse é o desafio do trabalho Linha do Tempo. Você já recebeu as primeiras instruções. Comece suas pesquisas e inicie as reflexões sobre as relações: vida pessoal x malha da História.
         O trabalho deverá ser entregue dia 27 de março.  Mas vamos combinar que ele estará pronto dia 20 de março.
          
          O trabalho é dividido em partes:
          1- CAPA
          2- INTRODUÇÃO
          3- LINHA DO TEMPO
          4- GRÁFICO DE SETORES DAS ATIVIDADES DIÁRIAS
          5- ESCOLHA DA MÍDIA
          6- ÁRVORE GENEALÓGICA
          6- COMPARAÇÕES, ANÁLISES E REFLEXÕES
          7 CONCLUSÃO
          
          DICAS VALIOSAS

          1- Leia todo o roteiro e marque o que não entendeu. Procure os professores  o quanto antes afim de esclarecer suas dificuldades.
             2-  O trabalho possui várias etapas. Faça primeiro a parte em que você deve relacionar sua vida com situações histórias. Faça as redações e leve para os professores orientadores do trabalho lerem. Quanto mais conversarmos sobre suas redações, melhor será sua nota final.
             3- É mais fácil começar as análises pela recordação dos momentos que mais marcaram sua vida e de seus familiares. A partir delas, faça a pesquisa para descobrir quais acontecimentos históricos provocaram as mudanças, boas ou não. 
            4- Na parte "linha do tempo", utilize a folha deitada. Faça uma linha dividindo-a e, na parte superior, coloque imagens com legendas sobre os dois fatos históricos que foram decisivos em sua vida. Na parte inferior, devem constar  sua foto do período em análise e a redação onde as análises sobre as influencias históricas são apresentadas.
            
            
              A seguir, você assistirá a uma reportagem, feita lá na escola, sobre o trabalho Linha do Tempo. A matéria foi preparada pelo CANAL E da Secretaria da Educação em 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário