"QUEM FALA UMA LÍNGUA SABE MUITO MAIS DO QUE APRENDEU" (CHOMSKY)


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

LÍNGUA E SOCIEDADE


ESTA ATIVIDADE DEVERÁ  SER FEITA APENAS QUANDO O PROFESSOR ORIENTAR EM SALA.




TAREFA DE CASA 

LÍNGUA E SOCIEDADE

            O caráter social de uma língua já parece ter sido fartamente demonstrado. Entendida como um sistema de signos convencionais que faculta aos membros de uma comunidade a possibilidade de comunicação, acredita-se, hoje, que seu papel seja cada vez mais importante nas relações humanas, razão pela qual seu estudo já envolve modernos processos científicos de pesquisa, interligados às mais novas ciências e técnicas, como, por exemplo, a própria Cibernética.

            Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera casualidade. Desde que nascemos, um mundo de signos lingüísticos (códigos usados em uma língua, ou seja o signo lingüístico é a própria palavra) nos cerca e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a tornar-se reais a partir do momento em que, pela imitação e associação, começamos a formular nossas mensagens. E toda a nossa vida em sociedade supõe um problema  de intercâmbio e comunicação que se realiza fundamentalmente pela língua, o meio mais comum de que dispomos para tal.

            Sons, gestos, imagens, diversos e imprevisto, cercam a vida do homem moderno, compondo mensagens de toda ordem transmitidas pelos diferentes canais como a televisão, o cinema, a imprensa, o rádio, o telefone, o telégrafo, os cartazes de propaganda, os desenhos, a música e tantos outros. Em todos, a língua desempenha um papel preponderante, seja em sua forma oral, seja através de seu código substitutivo escrito. E, através dela, o contato com o mundo que nós cerca é permanentemente atualizado.
           
            Nas grandes civilizações, a língua é o suporte de uma dinâmica social, que compreende, não só as relações diárias entre os membros da comunidade, como também uma atividade intelectual, que vai desde os fluxos informativos dos meios de comunicação de massa até a vida cultural, científica ou literária.

            Dino Preti – Sociolinguística: os níveis da fala.


QUESTÕES PARA SEREM RESPONDIDAS NO CADERNO:

01) Escreva, no caderno, uma definição de língua apresentada no primeiro parágrafo.
02) Por que a relação entre sociedade e língua não é de mera casualidade?
03) Releia atentamente o terceiro parágrafo e responda: qual a importância da língua no ato de comunicação?
04) O que ocorre com a língua nas grandes sociedades?
05) A partir do texto, explique, com suas palavras, a importância da língua para a sobrevivência de um  grupo social.

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